O Diário Digital de Bordo é um trabalho de apoio ao Projeto de Média-Arte Digital e à investigação em torno do mesmo. Pertence à unidade curricular FATAC – Projeto de Arte Computacional, do Doutoramento em Média e Arte Digital, da Universidade Aberta e Universidade do Algarve e tem como orientação os professores Pedro Alves Veiga e Pedro Pestana.
Este DDB irá documentar a conceção e implementação do meu projeto que será apresentado durante o Retiro, no final do ano letivo 2024/2025. Ao longo das semanas, irei organizar e começar a traçar caminhos para o processo de investigação.
Aqui, pretendo explorar a fusão entre educação e tecnologia imersiva, algo que sempre me fascinou. Este projeto surge da necessidade de superar as limitações das metodologias tradicionais de ensino.
Estão prontos para “mergulhar” em ambientes históricos e culturais?
Welcome aBoard!
Tema a desenvolver: Experiências Imersivas no Ensino de História da Cultura e das Artes
Brainstorming: experiências imersivas; realidade virtual; hologramas; história da cultura e das artes; museu escolar virtual; museu virtual interativo
Por curiosidade, decidi experimentar e explorar o potencial das ferramentas de inteligência artificial para criar as minhas intenções mentais. O resultado é uma fusão de várias dimensões do projeto.
Referência das imagens: Representação de um ambiente digital imersivo com elementos interativos e tecnológicos.
Fonte: Imagens criadas com recurso à ferramenta de geração de imagens DALL-E, disponibilizada pela OpenAI. A sua utilização tem fins exclusivamente académicos e conceptuais.
Data de criação das imagens: 10/11/2024.